1 de agosto de 2010

Backup seguro

Os arquivos armazenados no PC ou em mídias (CD e DVD) nem sempre estão seguros, há muitos fatores que pode levar à perda destes arquivos. Para driblar esses futuros aborrecimentos, a alternativa são os HDs Virtuais. Há vários onde você pode armazenar seus arquivos mais importantes. Veja a seguir 4 opções gratuitas, conforme publicado recentemente em O Blog do seu PC.

  • 4shared - é um site de hospedagem e compartilhamento grátis de arquivos lançado em 2005. Nele, o usuário pode armazenar arquivos por upload, ou seja, pode-se enviar arquivos para o site e distribuí-los para outros usuários. Atualmente, o 4shared está disponível em quatro idiomas: Português, Italiano, Inglês e Russo. Além dos planos pagos que oferecem até 100 GB de espaço, o serviço também conta com um plano gratuito com espaço de 10 GB. Quando o usuário faz o cadastro, tem direito a usar uma pasta e hospedar os seus arquivos que, se for desejo do mesmo, serão visíveis no sistema de busca do site. Porém, se o usuário não acessar a conta no prazo de um mês, a pasta e todos os arquivos contidos nela são excluídos.
  • Gmail DriveGmail Drive - é uma extensão do Shell que cria um sistema de arquivos virtuais, utilizando a sua conta do Gmail, permitindo que você utilize o Gmail como uma mídia de armazenamento. Pode-se salvar e recuperar arquivos guardados em sua conta do Gmail diretamente do Windows Explorer: ele literalmente cria um drive para seu computador, abaixo de Meu computador, onde você poderá criar pastas, copiar e arrastar arquivos para ela. Além disso, ele também adiciona um prefixo GMAILFS no assunto das mensagens que contém seus arquivos, assim você pode criar um filtro no Gmail para automaticamente mandar as mensagens relacionadas para a pasta de arquivos. O autor avisa que se trata de um software experimental e que qualquer mudança feita no sistema do Gmail pode fazer com que seu software pare de funcionar.
  • Windows Live SkyDrive - é um serviço que faz parte da linha Windows Live da Microsoft. Com o Skydrive você pode armazenar até 5 GB de arquivos diversos em seu espaço online e poderá ainda compartilhar esses arquivos com amigos através do envio de um simples e-mail ou simplesmente acessá-los de qualquer lugar utilizando sua conta do Windows Live que, para quem ainda não sabe, é a mesma conta de acesso ao MSN.
  • ADriveADrive - é um serviço de armazenamento de dados online. Bastante eficaz para pessoas que querem mais espaço em seu computador, ele oferece uma capacidade de até 50GB para você guardar arquivos de foto, vídeo, texto, e música. O desenvolvedor garante que essa é uma solução segura para realizar backups, armazenar, e acessar seu conteúdo de qualquer lugar, a qualquer hora.
Fonte: O Blog do seu PC

Aviso

A partir desse mês, o Papo de Informática será atualizado com menos frequência do que de costume. Então, não estranhem se o blog passar alguns dias sem atualização.

9 comentários:

Fernando disse...

Oi, Victor.
Conforme comentei no Blog do Kevin, acho a sugestão válida, conquanto a prudência recomende usar o disco virtual como um complemento (não custa manter cópias dos arquivo importantes em midia óptica ou em pendrives). Afinal, como diz um velho ditado, "quem tem dois tem um; quem tem um não tem nenhum".
Boa semana pra você e até a próxima.

Adinalzir disse...

Olá, Victor
Coloquei um link do Papo de Informática lá no meu blog. Agora somos parceiros!
Abraços, :-)

Eduardo Junior disse...

Victor, desculpa te incomodar de novo sobre esse assunto, mas poderia mudar o link de novo. O Blig é uma porcaria, por isso, importei todas as postagens para http://europafootball.wordpress.com/ Se não for de encomodo, arrume o link, obrigado pela atenção

Guará Matos disse...

Mais uma sugentão top!
Abraços.

Ktree Backup disse...

As opções listadas são excelentes e confiáveis para pessoa física.
Para PJ é recomendável, principalmente por conta da privacidade, optar pro um serviço pago e nacional, com suporte em portugues e contrato (não termo de Adesão)
Acredito que hoje este serviço já está extremamente estabilizado, com empresas nacionais, como a Ktree Backup - www.ktree.com.br, que são referência no mercado. O consumidor tem mais opção de escolha e segurança.

Anônimo disse...

Possa que pena! Vi o aviso que o seu blog vai será atualizado com menos frequência do que de costume. É realmente uma pena, mas tenho certeza que será por um ótimo motivo, então muita boa sorte em sua nova ocupação, que ela seja muito proveitosa.

Fernando disse...

Cara,
Seu post foi muito esclarecedor! Gostei bastante. Inclusive estava à procura de mecanismos para backups. Minha máquina está uma porcaria de tão pesada! Possuo muita música armazenada. Aí já viu, neh!?

Acabei optando pelo ADRIVE e já estou utilizando-o! É excelente!

Valeu!

Abs,
seuanonimo.blogspot.com

Victor Faria disse...

Peço mais uma vez para que você não se identifique apenas como Fernando, pois já existe um comentarista com esse nome aqui. Então, para evitar confusões não se identifique apenas como Fernando.

Abraço!

Vida disse...

Dos que vc mencionou, conheço dois ■4shared e ■Gmail DriveGmail Drive.
Vou conferir os outros.
Bjo!

Postar um comentário

- Comentários anônimos não serão aceitos. Identifique-se com um nome válido!

- Também não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".

- Por fim, vale lembrar que os comentários aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do administrador deste blog.

Related Posts with Thumbnails