31 de julho de 2010

No-breaks inteligentes

Normalmente, os no-breaks são utilizados para atendimento a cargas críticas, assim denominadas pela importância da continuidade da operação ou pelo valor agregado que traz ao negócio das organizações. Em função destas características, eles exigem uma rede elétrica confiável para seu correto funcionamento ou mesmo para evitar riscos de danos aos equipamentos. O no-break é a ferramenta mais indicada para viabilizar, por meio de um único equipamento, energia elétrica estabilizada, senoidal e sem interrupção.

Levando em consideração que em um no-break temos alguns componentes com vida útil pré-determinada, como as baterias, é recomendado que o usuário faça um controle preventivo de itens desta natureza. Neste contexto, um no-break inteligente com recursos que permitam interatividade com o usuário torna-se uma poderosa ferramenta de controle.

Com o avanço dos recursos de TI, os fabricantes investiram em seus equipamentos fazendo com que os no-breaks aproveitassem tais recursos computacionais, aumentando a interatividade com o usuário e com os equipamentos de TI que o aparelho protege. Assim, o no-break deixou de ser considerado gerenciável, para assumir, agora, a condição de gerenciador. Isso significa que ele deve, em uma situação de anormalidade, enviar e-mails para o usuário, avisos para celulares, mensagens para os computadores por ele protegidos e, em caso de falta de energia ou final de autonomia das baterias, salvar as aplicações, fazendo o shutdown automático e com segurança dos servidores.

Tais soluções podem ter aplicações pontuais nas quais o usuário dispõe de apenas um no-break. Mas, quando o parque é composto por vários equipamentos, como em uma rede de lojas ou supermercados, existem ferramentas específicas de gerenciamento de múltiplos no-breaks que permitem, por meio de um único software, monitorá-los remotamente e de forma simultânea com todos os recursos de notificação de alarmes e alertas via recursos de comunicação integrada.

Por exemplo, no momento em que ocorre uma situação anormal ou mesmo de falta de energia dentro do supermercado em questão, a ferramenta interna de gestão do no-break encaminha um alerta para o celular do gestor responsável pela rede da empresa avisando sobre a falha. Este aviso torna o trabalho do profissional muito mais assertivo, uma vez que ele fica sabendo do problema imediatamente e pode resolvê-lo o quanto antes para evitar que a falha interfira no negócio.

Optar pelo uso de no-breaks inteligentes e suas ferramentas de monitoramento online torna-se, portanto, uma escolha altamente eficaz para saber tudo o que acontece em sua rede. Além disso, tendo o domínio pleno das informações de energia é possível estar um passo a frente dos problemas, transformando ações corretivas em ações preventivas, que resultam em uma disponibilidade de serviço muito mais elevada e confiável.

A Matéria é da autoria de Fábio Augusto Moura, Engenheiro de Aplicações da Engetron. Agradeço à Mariana Azevedo (PLANIN Worldcom), que enviou tais informações por e-mail.

6 comentários:

Guará Matos disse...

Que maneiro!
O fiel escudeiro agora será mais completo e protetor.
Abraços.

Pedro disse...

É, bem interessante!

Prof. Adinalzir disse...

Valeu pela dica! Temos que ficar atentos aos No-breaks.
Abraços.

Fernando disse...

No-break é o mesmo que estabilizador?
Fiquei com essa dúvida, agora.

Blog muito útil!

abs,
seuanonimo.blogspot.com

Victor Faria disse...

Não, Fernando. O estabilizador filtra os ruídos e corrige as variações elétricas. Já o no-break, atua na filtragem e na correção das variações elétricas e possui autonomia de carga. Para saber mais, acesse: http://papodeinformatica.blogspot.com/2010/01/conheca-os-equipamentos-de- protecao_5453.html

Aproveito e peço para que você não se identifique apenas como Fernando, pois já existe um leitor com esse

Abraço!

Prof. Adinalzir disse...

Puxa! Essa dica foi muito útil! Preciso urgentemente comprar um no-breaks.

Valeu mesmo! :-)

Postar um comentário

- Comentários anônimos não serão aceitos. Identifique-se com um nome válido!

- Também não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".

- Por fim, vale lembrar que os comentários aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do administrador deste blog.

Related Posts with Thumbnails