28 de agosto de 2011

Avast é eleito o melhor antivírus gratuito

O Olhar Digital levou para o micro de testes cinco antivírus gratuitos para saber qual o melhor. Avast 6.0, AVG Free Edition 2011, Avira 10.0, Comodo 5.5 e Microsoft Essentials 2.1 foram avaliados em quatro categorias: interface, desempenho, eficácia e recursos adicionais.

Interface: nesse item, que não está diretamente relacionado ao desempenho dos programas, mas pode fazer uma boa diferença no uso, o vencedor foi o Microsoft Essentials, seguido de perto pelo Avast. AVG e Avira estão precisando dar uma renovada em seus visuais. O Comodo até tem um bom design, mas é um pouco confuso de usar.

Desempenho: aqui foi avaliada a velocidade com a qual os programas escaneiam o micro, verificando também se o antivírus atrapalha a performance do PC. O campeão desta categoria foi o Avast, com o Avira vindo logo em seguida. AVG e Comodo receberam nota média e o antivírus da Microsoft ficou em último, sendo o mais lento de todos.


Eficácia: nesse que é o mais importante dos quesitos, foi testada a capacidade dos programas na hora de eliminar vírus e outras pragas virtuais, além do grau de eficiência dos programas na hora de prevenir a entrada de ameaças no seu micro. E o campeão foi Avira, seguido por Microsoft Essentials e Avast. AVG e Comodo, que ficaram nas últimas posições,  deixaram passar um bom número de pragas.

Recursos adicionais: nessa categoria, o vencedor foi o Avast, que oferece uma excelente integração com os navegadores de internet e comunicadores instantâneos, trazendo ainda uma tecnologia relativamente nova chamada Sandbox – que é uma importante ferramenta para evitar contaminações. O Comodo ficou em segundo, por oferecer um firewall integrado, coisa que nem mesmo o campeão Avast oferece. O AVG ficou em terceiro, enquanto que Avira e Microsoft Essentials ficaram nas últimas posições, por não oferecerem praticamente nenhum recurso adicional.

Conclusão: somando-se os pontos fracos e fortes, o Avast foi o grande campeão entre os antivírus gratuitos, faltando apenas disponibilizar um firewall integrado.

Fonte: Olhar Digital

17 comentários:

Anônimo disse...

Achei bom!

Adinalzir disse...

Eu uso o Avira e o Panda Cloud Antivírus Pro, no notebook e no PC. Achei muito bom o artigo!
Agradeço também sua visita ao Saiba História.
Abraços!

Fernando disse...

Oi, Victor.
É curioso como essas opiniões divergem, mesmo entre especialistas. Dias atrás, recebi um e-mail de um leitor radicado em Nova York que trazia uma análise sobre diversas ferramentas de segurança e concedia ao MS Essentials o penúltimo lugar. Aliás, esse tema vai ser objeto de uma postagem programada para a próxima quinta-feira, na qual eu teço algumas considerações a propósito e indico o link de outro site que, numa análise semelhante, considerou a suíte da Microsoft como a melhor opção gratuita. Vá entender.
Abraços e até mais.

Marisa Madazio disse...

É... o Avast é tão eficiente que tive 17 vírus no computador, que ele não detectou...

Thiago Marques disse...

Acho o Avast uma porcaria, desde que comecei a colocar o microsoft Security nos PC dos cliente nunca mais reclamaram de problemas com vírus, foram que ele é simples e facil de utilizar.

Outro motivo de não gostar do Avast e que o serviço de email dele, rapaca as senhas erradas para servidores de email de domínio, fazendo com que o mesmo sejam bloqueados pelo servidor.

Unknown disse...

bahh.. descordo da avaliaçao final, pra mim o que importa nao é a interface ou as funçoes adicionais e sim a eficacia...
a interface se aprende a usar, se é antiga ou é nova.. pouco importa..
quero saber se o micro ta limpo ou nao, se o programa é bonitinho nao importa, e claro que um firewal é interessante mas ja foi comprovado em varios testes que o firewal tem que ser mto bem configurado pra fazer algum efeito.. e ainda mais como disseram no começo da materia, uma ferramenta gratuita nao se compara a uma paga, ou seja um firewall gratuito é so pra dizer que tem... entao vamos garantir a eficacia e nao a beleza!!

Rogerio Peixoto disse...

tenho o avast no meu pc windows7(1 GB-ram)nao tenho nada a reclamar, pelo contrario agradecer por ter um antivirus GRATUITO e OTIMO. a questao, de nao ter o FIREWALL em sua versao GRATUITA(AVAST FRRE) nao tem problema, estou sempre com o FIREWALL do windows ATUALIZADO.

sidnei disse...

eu e minhas irmas usam o avst é muito bom ,sidnei

Técnico disse...

é só questão de gosto pois a contaminação de um pc depende muito do usuário. Não existe um superantivirus, só tendo cuidado no que faz na internet que você pode ficar tranquilo.

Pousada Paraíso disse...

Só usuários de pcs de finais de semana, ou aqueles que vivem jogando joguinhos de orkut e Facebook achando que PC é brinquedinho, que falam mal do AVAST, não atualiza, não escaneia o sistema por boot, não sabe diferencias instâncias de vírus como Spys que nem sempre são terefas de Anti-vírus e sim de anti- spys, e falam do que não sabem, desde que me entendo por técnico, sempre usei o Avast, testei outros e não deu certo, e clientes coloco, a diferença é que o seu técnico é daqueles que sia enfiando um monte de programa no seu PC que vc nem sabe pra que serve e um anti vírus que ele nem te ensina como usar corretamente ai vc só gosta de joguinho de Orkut e fala besteira dizendo que Avast é ruím, todos os meus clientes ensino como usar o Avast principalmente escaneamento por boot. FALA SÉRIO... kkkkk

Josiara disse...

Olá!
Já experimentei um grande rol de antivírus gratuitos, e hoje estou dando preferência ao Avast, poque acho seu desempenho muito aceitável.
Mesmo precisando de alguns ajustes, como os indicados na pesquisa, mereceu a indicação de melhor antivirus gratuito.

Luis Otavio disse...

Nenhum desses antivirus supera o Comodo Internet Security em qualquer um dos quesitos... testo antivirus desde a época do MS-DOS e atualmente, o Comodo Internet Security é a melhor relação Custo-Benefício que existe em proteção para sistemas Windows.

Unknown disse...

Não curto muito o Avast não. Depois de pular de antivírus para antivírus parei neste aqui: http://antivirus.baidu.com/pt/?referrer=bwt
Sem dúvidas o melhor.

Rafael Matos disse...

O Avast deixou de ser o melhor faz tempo. Antivírus bom mesmo é o da Baidu. Além de grátis roda super rápido e não deixa passar nada. Vale a pena testar: http://antivirus.baidu.com/pt/?referrer=bwt

Unknown disse...

Em relação a Antivírus existem diversos fatores uma delas é a atualização das definições de vírus que deve ser diária,, eu trabalho com computadores a 8 anos tenho feito teste com vários antivírus gratuitos,, até o momento quem se saiu melhor foi o Avast,, se você registrar o Avast gratuito é válido por um ano,, mas importante é baixar sempre no site oficial para não vir com programas indesejados junto. Segue abaixo o link do Avast. Espero ter ajudado.
http://www.avast.com/get/N4jTlK05

Fabrício Cunha disse...

Para proteger o seu computador é fundamental ter bem senso. Não entre em sites suspeitos, não clique em emails estranhos, não baixe arquivos de qualquer site, na hora de usar o torrent preste atenção se a fonte é confiável, e use um bom antivírus. Eu uso hoje em dia o PSafe e ele protege o meu notebook muito bem, obrigado. Gratuito e leve, não atrapalha em nada na navegação.

Kléber Freitas disse...

Não consigo gostar desse Avast, kra. Usei por bastante tempo e vivia travando meu pc. Um inferno! Um amigo meu me indicou o PSafe e é o que eu uso agora. Meu pc nunca mais travou.

Postar um comentário

- Comentários anônimos não serão aceitos. Identifique-se com um nome válido!

- Também não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".

- Por fim, vale lembrar que os comentários aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do administrador deste blog.

Related Posts with Thumbnails