5 de junho de 2011

Normalize o volume de suas músicas MP3

Muitas vezes, as músicas não são gravadas nos mesmos níveis de volume e, consequentemente, são reproduzidas de forma desigual nos MP3 players. Para resolver este problema, uma ótima opção é o MP3Gain, um software bem simples e em português, que pode ser baixado gratuitamente aqui.

Usando o programa

Depois de adicionar as músicas que deseja normalizar (através do botão "Adicionar arquivos"), determine a taxa de volume que será aplicada às faixas (digitando o valor nos campos do quadro “Normal Pretendido”). Em seguida, clique no botão "Ganho Rádio" para iniciar o processo de estabilização. O botão “Análise Álbum” serve para fazer uma varredura por todos os arquivos e confirir a taxa de volume de cada um.

Importante!

Vale lembrar que para que o MP3Gain fique em português é preciso clicar em + (ao lado de 'Language Files') e depois escolher "Portuguese (Brasil)". Se ao iniciar o programa, ele ainda não estiver em português, clique em "Linguagem" e marque a opção "Português (Brasil)".

25 comentários:

Anônimo disse...

Boa Victor!

Vou baixar! Sou apaixonado por música!

Fernando disse...

Oi, Victor.
Excelente sugestão.
Aliás, esse problema costumava ocorrer nos tempos áureos dos CDs piratas de música, obrigando o usuário a aumentar ou abaixar o volume do Player (de casa ou do carro) à medida que cada faixa era reproduzida, e ainda ocorre nas gravações caseiras a partir de downloads de músicas obtidas via Web. Só não sei se, nesse caso, o programinha que você sugeriu também é capaz de equalizar as faixas (assim que der, vou lá fuçar).
Abração e até mais ler.

joão batista disse...

baixei mo programa, mais queria saber se também ocorre um ganho no tamanho do arquivo, ou apenas no volume

kleber disse...

olá Vitor achei interessante este programa continue a postar mais sobre musicas valew

Victor Faria disse...

Fernando, o programa também é capaz de equalizar o volume das músicas obtidas através de download.

joão batista, não percebi aumento no tamanho do arquivo. Acredito que este seja mínimo.

Abraço!

Glenn disse...

O volume da música não é "equalizado", e sim normalizado, em referência ao volume das demais.
Equalização se refere a cortar faixas de frequência ou adicioná-las, normalização de volume é relativo ao volume da música.

Victor Faria disse...

Olá, Glenn!
"Equalizar" significa "igualar", "uniformizar". (fonte: http://www.dicio.com.br/equalizar)
Abraço!

Glenn disse...

Em eletrônica ou infromática não, meu caro.
Se você entra num curso de engenharia e diz que vai equalizar o som, não se espera que vá aumentar ou diminuir o volume, e sim, modificar as frequências gra ves, médias e agudas.
Entenda que equalização para som é diferente que equalização de materiais, como na química.

Victor Faria disse...

Olá, novamente, Glenn!
Sempre entendi que equalizar diz respeito a taxa de volume que será aplicada. Veja, por exemplo, a definição de "Equalizador" na Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Equalizador.
Porém, gostaria que me enviasse um material a respeito do que você disse.
Abraço!

Glenn disse...

Estude engenharia, Victor... numa faculdade você encontrará esse material á sua disposição.

Victor Faria disse...

Glenn, como já disse, vários sites que abordam o assunto usam o termo "equalizar", mas seguirei sua dica.

Suzy disse...

Legal a dica, Victor.
Eu já gravei muitos cds e dvds para dar de brinde nas festas de aniversário do meu filho, e usava um programinha similar a esse muito bom, mas que não recordo o nome agora.
Abraço ;)

Tasso do recife disse...

Sempre que ligo o equalizador CGE 2101 sm sai um grande ruido nos caixa.obs:todas as tomadas são aterradas.

Evandro disse...

Quando se pede pra equalizar uma pasta, automaticamente as musicas da pasta ja sao salvas em um volume padrao?

Victor Faria disse...

Não sei dizer, Evandro. Se alguém souber, favor comentar aqui.

Itamar Socrates disse...

Olá, Victor, por gentileza, me esclareça por qual razão as mais músicas que "baixo" via "ares", ao processá-las, no MP3-GAIN, ainda assim ocorre de algumas músicas terem um volume mais alto e, outras vezes, mais baixo que as outras? Será talvez que não estou sabendo operar o programa ou terei que equalizar faixa por faixa no windows 7?

Victor Faria disse...

Estranho, Itamar...
Isso não era para estar acontecendo. Tente refazer o processo.
Abraço!

OCoisa disse...

Mais de um ano depois...
Glen, equalizar significa "igualar" mesmo em engenharia (sou um deles - moleque é uma mer#@, sempre acha que sabe alguma por$@).
Equalizar um som significa igualar todas as bandas de som audível a um determinado ambiente. Para isso se usa um gerador de ruído rosa, um microfone de resposta plana e um analisador de espectro, aí (simplificando) se usa todos aqueles controles dos equalizador (que todo mundo acha que é pra colocar do jeito que gosta) até que a reprodução das bandas esteja igual, ou seja, equalizada.

Alienshoft disse...

legal vejam meu blog tbm alienshoftnet.blogspot.com

Anônimo disse...

Precisei formatar meu computador e perdi o MP3GAIN. estou tentando instalar novamente mas não consigo de jeito algum. O programa ate aparece no meu computador, mas qd tento abrir aparece a mensagem: ( Component 'MSCOMCTL.OCX' or one of its dependencies not correctly registered: a file is missing or invalid. ). Alguem pode me dar um a LUZ? rsrsr

Unknown disse...

VAI NESSE SITE http://adf.ly/8507883/httprodrigobaixatudo-com-br2webnodecom E BAIXE PROGRAMA O SOND FORGE PRO 10 OU 11 ELE E O MELHOR PROGRAMA PARA AUDIO E VIDEO E MAIS

Unknown disse...

VAI NESSE SITE http://adf.ly/8507883/httprodrigobaixatudo-com-br2webnodecom E BAIXE PROGRAMA O SOND FORGE PRO 10 OU 11 ELE E O MELHOR PROGRAMA PARA AUDIO E VIDEO E MAIS

Unknown disse...

VAI NESSE SITE http://adf.ly/8507883/httprodrigobaixatudo-com-br2webnodecom E BAIXE PROGRAMA O SOND FORGE PRO 10 OU 11 ELE E O MELHOR PROGRAMA PARA AUDIO E VIDEO E MAIS

Laures disse...


também é um bom programa Sound Normalizer

Toques para celular disse...

Baixe agora os melhores toques feitos a partir da música mp3 do seu dispositivo móvel. A ToqueParaCelular é uma marca famosa no Brasil que irá ajudá-lo a fazer isso, cada dispositivo pode caber e baixar ringtones rapidamente.

Postar um comentário

- Comentários anônimos não serão aceitos. Identifique-se com um nome válido!

- Também não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".

- Por fim, vale lembrar que os comentários aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do administrador deste blog.

Related Posts with Thumbnails