1 de março de 2010

Abra e edite arquivos MDB sem ter o Access instalado em seu computador

Se você não tem o Microsoft Office Access em seu computador (ele só está disponível na versão Profissional), saiba que é possível abrir e editar os arquivos criados com este programa, sem ter o mesmo instalado. Uma opção é o Base, o banco de dados do BrOffice, que apesar de não ser compatível com o formato do Access, permite que você se conecte a um banco de dados da Microsoft e possa visualisar ao menos as tabelas.
O Base, até onde sei, é o banco de dados que mais se assemelha ao Access, é gratis e com ele é possivel criar bancos de dados no formato ODB. Outra opção é o MDB Viewer Plus, um programa muito leve que nem requer instalação e é gratuito. Este, por sua vez, apenas visualiza e edita arquivos criados com o Access.
Espero que o Base brevemente venha a suportar o formato MDB ou então, o Access aceite o formato do banco de dados da BrOffice e claro, sem problemas de compatibilidade, porque querendo ou não, infelizmente tudo ainda gira em torno da Microsoft. Vale lembrar que outros aplicativos como o Word, o Excel e o Power-Point já possuem alternativas que inclusive possuem compatibilidade com os formatos da suíte da Microsoft, mas isto não quer dizer que você não terá problemas ao trabalhar com formatos da Microsoft em suítes como o BrOffice, falo isso por experiência própria. Documentos, planilhas e apresentações com uma formatação mais avançada ainda podem gerar problemas de compatibilidade.
Caso alguém saiba de outra(s) alternativa(s), tenha informações referentes às novas versões do BrOffice (ou do OpenOffice) ou queira acrescentar qualquer outra coisa que se refira a este assunto, deixe um comentário.
Por fim, saiba que também é possível criar banco de dados através do Excel, mas pelo menos por enquanto, não falarei sobre isso.

15 comentários:

Fernando disse...

Oi, Victor.
Não tenho muita familiaridade com o Access, de modo que não posso aditar qualquer dica ou sugestão para utilizar melhor o programa, de modo que só me resta parabenizá-lo (e a todos os cariocas) por mais um aniversário da Cidade Maravilhosa.
Abração.

Fernando disse...

Desculpe os dois "de modo que". Quando eu vi, já era tarde.

Rudá! disse...

Ainda bem que eu tenho access instalado no meu pc. Se bem que eu uso base de dados Mysql.

Anônimo disse...

Caiu como uma luva, procuro esta extensão (Software Adicional) há tempos!

Frederico Cavalcanti disse...

Parabéns pelo texto. O programa MDB Viewer Plus, que a muito eu procurava, é excelente e leve. Sempre uso o access para trabalhar minhas bases de dados, mas sempre tinha dificuldade de mobilidade. Obrigado peça ajuda.

Faacnet@gmail.com

Marciel Degasperi disse...

Essa ferramenta pode ajudar:

http://mdbadmin.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Muito boa essa versão portátil, mas tem que ter cuidado com o dano do banco de dados. Eu também aconselho ter o computador www.accessfix.com

Vile Molinari disse...

Apliquei o MDB Viewer Plus e funcionou muito bem, acessa arquivos, mesmo com senha e consegui editar até com recursos mais acessíveis que no Access.

Anônimo disse...

Salvou minha vida hahahah

Anônimo disse...

Agradeço a dica sobre o MDB Viewer Plus.
Me ajudou muito.
Um abraço.

Anônimo disse...

12/06/2017 - Lamento informar mas o broffice, openoffice etc não abrem mais os arquivos do access. Lamento morreu! (de morte morrida)

Anônimo disse...

ae, salvou o dia aqui.

Anônimo disse...

a interface é bem melhor que a do acess. bem lite, adorei o programado. obrigado a todos.
"Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=xxx.mdb";

Anônimo disse...

Salvo a vida agora "MDB Viewer Plus".

Manoel Aguiar. disse...

O MDB Viewer Plus solicita uma senha, que senha é essa?

Postar um comentário

- Comentários anônimos não serão aceitos. Identifique-se com um nome válido!

- Também não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".

- Por fim, vale lembrar que os comentários aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do administrador deste blog.

Related Posts with Thumbnails