28 de fevereiro de 2010

Você sabia que o Windows possui uma calculadora científica?

Muita gente pode não saber, mas o Windows possui uma versão científica de sua calculadora. Se você deseja utilizá-la, anote aí os passos, usando como base o Windows XP: Iniciar - Todos os programas - Acessórios - Calculadora. Após aberta, clique na opção "Exibir" e na sequência em "Científica". Para retornar à versão normal, clique novamente em "Exibir" e depois em "Padrão".
Mas, recomenda-se o uso da versão científica, pois a calculadora padrão não é muito confiável. Vejamos um exemplo:
  • Faça na calculadora padrão o seguinte cálculo: 2 + 5 x 2, o resultado encontrado será 14, ou seja, o valor está incorreto.
  • Agora, refaça o cálculo, usando a calculadora científica: dessa vez o resultado encontrado será 12, ou seja, o valor correto.

9 comentários:

Fernando disse...

Oi, Victor.
Muito bem lembrado. Aliás, há tempos que eu venho empurrando com a barriga uma postagem sobre a calculadora do Windows e um recurso oferecido pelo Google que... bom, não vamos entregar o ouro (risos). Devido à sobreposição de outros assuntos, o post em questão ficou guardado como "trunfo", mas eu pretendo publicá-lo oportunamente.
A propósito, quem usa frequentemente o computador para ralizar cálculos (sejam eles simples ou complexos) pode gostar de saber que existem diversos freewares capazes de substituir com vantagem a calucladora do XP, e que o Baixaki oferece uma porção deles em http://www.baixaki.com.br/categorias/315-calculadoras-e-conversores-de-unidades.htm.
Bom domingo a todos.

OLHAR CIDADÃO disse...

Prezado Vitor

e eu que pretendia comprar uma calculadora científica, rs,grato pela dica.

E vamos parceirando ?

Fernando disse...

Oi de novo, Victor.
Conversei com minha irmã (que leciona Matemática), e ela me lembrou que expressões envolvendo mais de duas parcelas levam parênteses, colchetes e chaves para indicar a sequência da elaboração das contas. Sem isso, o resultado que você utilizou como exemplo, na postagem, pode resultar tanto em 12 quanto em 14 sem que nenhum desses valores esteja errado.
Explicando melhor: (2 + 5) x 2 = 14, já que 2 + 5 = 7 e 7 x 2 = 14. Todavia, 2 + (5 x 2) = 12, já que primeiro é preciso realizar a expressão entre parênteses (5 x 2 = 10), e só depois adicionar 2 (2 + 10 = 12).
Sutilezas da Matemática (risos).
Abração.

Gabriel Barreto disse...

Oi Victor, que bom que você acessou meu blog (http://gabrielbarreto.zip.net)
Olha, gostei do seu blog, fala de coisas muito legais, que simplificam na hora de usar o compuatdor. Ei, acesse meu Twitter (http://twitter.com/_gabrielbarreto)
Valeu!!!!!
gabrielbarretomartins@hotmail.com

Anônimo disse...

Esta eu já sabia, gostei do antivirus via boot... agora esta dica foi meio batida!

Nêlma disse...

Não sabia. Valeu pela dica.

Victor Faria disse...

Então tá, Fernando.

Áquila disse...

Isso aí eu ja´sabia kkk's

Unknown disse...

eu não consegui coloca coxetes e chaves

Postar um comentário

- Comentários anônimos não serão aceitos. Identifique-se com um nome válido!

- Também não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".

- Por fim, vale lembrar que os comentários aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do administrador deste blog.

Related Posts with Thumbnails