10 de abril de 2012

CEDERJ oferece diversos cursos gratuitos de graduação a distância

O Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro - CEDERJ é um consórcio formado por sete instituições públicas de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, UFRJ, UFF, UNIRIO, UFRRJ, UENF e CEFET) em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da Fundação Cecierj, com o objetivo de oferecer cursos de graduação a distância, na modalidade semipresencial para todo o Estado.

Esse Consórcio foi elaborado em 1999, por meio de documento gerado por uma comissão formada por dois membros de cada universidade juntamente com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia - SECT. Esse documento foi assinado pelo governador do Rio de Janeiro e pelos reitores das universidades consorciadas no dia 26 de janeiro de 2000.

Dentre os princípios básicos do Consórcio CEDERJ está a manutenção da qualidade de seus cursos, que apresentam o mesmo rigor acadêmico daqueles oferecidos de forma presencial nos campi das universidades consorciadas, inclusive no que diz respeito ao processo de avaliação de aprendizagem. Os cursos têm como princípios básicos a formação de indivíduos competentes e autônomos, atuantes segundo princípios éticos, construtores de uma sociedade democrática e solidária.

O CEDERJ tem como objetivo principal contribuir para a interiorização do ensino superior público, gratuito e de qualidade no Estado do Rio de Janeiro, por isso, a competência acadêmica dos cursos está a cargo dos docentes das universidades consorciadas. São eles que preparam o projeto político e pedagógico dos cursos, o conteúdo do material didático, cuidam da tutoria e da avaliação, cabendo à Fundação Cecierj a responsabilidade pela produção do material didático, pela gestão operacional da metodologia de EAD e pela montagem e operacionalização dos polos regionais. Às prefeituras municipais, sede destes polos, cabem a adaptação física do espaço destinado ao polo, o suprimento de material de consumo, bem como o pagamento de pessoal administrativo.

Apesar de todas as dificuldades enfrentadas na implementação de uma ação inovadora no setor público, a união de diferentes segmentos (Governo do Estado, universidades públicas estaduais e federais e prefeituras municipais) vem permitindo vencer, paulatinamente, os desafios apresentados e como resultado, o Consórcio CEDERJ vem servindo de modelo em todo o Brasil, inclusive inspirando ações do MEC no fomento ao ensino superior a distância brasileiro.

Para saber mais, acesse a página CEDERJ.

5 comentários:

Fernando disse...

Oi, Victor.
Iniciativa louvável do CEDERJ, a meu ver - como também a sua, de compartilhar a notícia. Parece que o tempo está cada vez mais curto, de modo que a possibilidade de estudar online vai ao encontro dos interesses dos internautas que não têm condições (não obrigatoriamente financeiras) de frequentar um curso presencial.
Aliás, eu já divulguei algumas dicas interessantes sobre esse tema lá no meu humilde espaço; basta inserir os termos-chave adequados no campo de busca de Blog para conferir.
Um grande abraço e até a próxima, amigão.

Adinalzir disse...

Concordo com o Fernando. É uma ótima iniciativa do CEDERJ colocando o conhecimento ao alcance de todos os professores. Abraços! Estamos nessa!

Fernando disse...

E aí, meu caro e desaparecido amigo? Tudo em paz com você? Dê notícias (por aqui ou lá pelo meu espaço, onde suas visitas são sempre bem recebidas).
Abraços.

Victor Faria disse...

Olá, Fernando!
Está tudo bem.
Em breve, postarei algo de novo por aqui e aparecerei em seu blog.
Abraço!

Fernando disse...

E aí, Victor, tudo bem com vc? Faz tempo que não posta e nem visita os amigos...
Abração, bom f.d.s. e até mais ler.

Postar um comentário

- Comentários anônimos não serão aceitos. Identifique-se com um nome válido!

- Também não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".

- Por fim, vale lembrar que os comentários aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do administrador deste blog.

Related Posts with Thumbnails