12 de dezembro de 2010

Como funciona o BIOS

O BIOS é o principal sistema em uma máquina. Ele tem as instruções de  inicialização, identificação de padrões tecnológicos e suporte instantâneo aos dispositivos instalados, oferecendo uma prévia adequação de funcionamento.

Ao ligar o computador, é iniciada uma rotina de testes denominada POST (Power on self test), que verifica se há algum problema com o hardware instalado. Sempre que a inicialização passar no teste ouviremos um curto bip, que pode ser interpretado como a finalização do teste. Em seguida, o sistema operacional é carregado. Se nenhum bip foi ouvido ou o BIOS emitir uma certa sequência de bips, significa que algum problema foi detectado. Portanto, o ideal é fazer uma consulta ao manual da placa-mãe, já que o código de bips pode variar dependendo do fabricante. Porém, esta página pode ser de grande ajuda. Também é interessante dar uma lida neste artigo.

No Baixaki é possível encontrar uma série de programas que identificam tudo o que tem em sua máquina, sem que você se aventure em busca de informações no BIOS. Para isso, clique aqui.

9 comentários:

Fábio disse...

Olá, BIOS significa Sistema Básico de Entrada e Saída, então qual o correto de se escrever : O Sistema Básico de Entrada e Saída( O BIOS) ou A Sistema Básico de Entrada e Saída?( A BIOS)? Claro que o termo correto é o BIOS, isso é o mesmo erro de pessoas que acha que CPU se refere ao gabinete, uma pessoa ensina errado e passa para a frente.
Abraço

Anônimo disse...

Interessante...
Embora eu ja sabia da maioria disso, é interessante revisar não é mesmo?

Anônimo disse...

Eu, atualmente estou mexendo mais BIOS, antes tinha um certo receio. Dia deste fiz um modificação que foi muito benéfica para a inicialização do sistema, que demorava demais, é que ela estava com a configuração, voltou da assistência técnica, para dá o primeiro boot no DVD, que tem que ser no HD.
Mas é sempre bom lembrar o cuidado que se deve tomar ao mexer na BIOS.

Gabriel Gomes disse...

Hum ... eu já tinha conhecimento do que era isso mais mesmo assim já é um conhecimento a mais ...
Mais uma vez digo parabéns pelo excelente blog que você tem, pelo conteúdo excelente apresentado nele muito bom mesmo.

Fernando disse...

Oi, Victor.
Excelente postagem, como de costume, sem mencionar os links remissivos.
No mais, concordo com o Fábio quanto ao termo BIOS ser precedido de artigo definido masculino singular, bem como que a sigla CPU (central processing unit) remete ao processador, conquanto a gente veja deslizes dessa natureza até mesmo em publicações especializadas. Só para complementar, vale lembrar que, ao invés de dizer que “entrou no BIOS”, é preferível dizer que você "acessou o CMOS Setup" (ou “fez o Setup”) para configurar o BIOS. “Setup” significa “ajuste”, em português, e essa configuração não surte efeito no CMOS (que é hardware), mas sim no BIOS (que é software).
Quanto à sequência de BOOT, é comum os técnicos e integradores deixarem o drive de CD/DVD configurado como dispositivo primário e o HD como secundário. Embora isso retarde um pouquinho a inicialização, facilita procedimentos em que você precisa reiniciar o computador a partir de uma mídia óptica (para rodar uma distribuição Linux direto do CD, inicializar o sistema a partir de disco de resgate, e por aí vai.
A propósito, eu publiquei uma matéria abrangente a respeito do Setup no início do mês passado. A quem interessar possa, o link é http://fernandomelis.blogspot.com/2010/11/cmos-setup.html.
Abraços, uma ótima semana para você e até a próxima.

kleber disse...

Ao ligar o computador, o primeiro software que você vê agindo é o do BIOS. Durante a seqüência de inicialização (boot), o BIOS faz uma grande quantidade de operações para deixar o computador pronto para o uso. Depois de verificar a configuração na CMOS e carregar os manipuladores de interrupção, o BIOS determina se a placa de vídeo está operacional. Em seguida, o BIOS verifica se trata de uma inicialização a frio (cold boot) ou de uma reinicialização (reboot). Ela verifica as portas PS/2 ou portas USB em busca de um teclado e um mouse. Ela procura por um barramento PCI (Peripheral Component Interconnect) e, caso encontre algum, verifica todos os cartões PCI. Se o BIOS encontrar algum erro durante o POST, haverá uma notificação ao usuário em forma de bips e mensagens.

Unknown disse...

Pois o Papo de Informática aqui estar mais para eu aprender como se escreve as nomenclaturas corretas dos software e hardware e palavras técnicas, risadas. Valeu pelas dicas estamos aprendendo cada dia com nossos amigos internautas técnicos virtuais.
Abraço amigo Victor.

Suzy disse...

Oi, Victor!
Eu não conhecia os canais que você indicou, mas não consegui sintonizar aqui :(
Bem, eu costumo assistir alguns desses seriados antigos no canal TCM (Bonanza, MacGyver, Os Pioneiros, Ilha da Fantasia) e no Nick at Nite do Nickelodeon, que reprisa algumas séries clássicas de comédia (Jeannie é um Gênio, A Feiticeira, Os Monstros e Agente 86).
Eu adoro seriados, sou viciada mesmo.
Valeu pela dica e pelo comentário!
Bjos ;)

Suzy disse...

Oi, de novo, Victor!
Eu também moro na zona oeste, somos quase vizinhos...rs
Quanto ao canal 57, talvez eu precise dar uma ajustada na sintonia da TV, né? A minha antena tb é UHF.
Por ora, vou acompanhar via internet.
Bjos ;)

Postar um comentário

- Comentários anônimos não serão aceitos. Identifique-se com um nome válido!

- Também não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".

- Por fim, vale lembrar que os comentários aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do administrador deste blog.

Related Posts with Thumbnails