28 de novembro de 2010

Mantenha o seu computador funcionando e evite sustos

Já imaginou se, num belo dia, ao ligar o seu computador, nada acontece ou se simplesmente  sua  máquina desliga e não volta mais a responder? Para evitarmos ou minimizarmos tragédias como essas, que podem ser resultado de um problema no software ou no hardware, é preciso seguir alguns procedimentos bem simples, mas que muitas vezes são deixados de lado pelos usuários comuns.

De início, é fundamental que se tenha um antivírus instalado e devidamente atualizado no computador. Nesta categoria, entre os gratuitos, os mais recomendados são o Avast, AVG, Avira e o Microsoft Security Essentials.

Outra importante ferramenta que não pode faltar no computador é um antipyware, de preferência que trabalhe em tempo real. Neste quesito, o IObit Security 360 e o Windows Defender, ambos gratuitos, são uma excelente escolha.  Outro conceituado software é o SuperAntiSpyware, apesar de não disponibilizar proteção em tempo real na versão gratuita.

Para auxiliar no bem-estar de seu computador, é recomendável fazer uso também de outras ferramentas, como desfragmentador de disco e limpeza de disco, que inclusive são disponibilizadas pelo próprio Windows, mas o que em nada impede de você utilizar outras opções, que inclusive oferecem uma série de recursos não disponíveis no sistema operacional da Microsoft. Nesta categoria, o Advanced SystemCare e o CCleaner são ótimas escolhas.

Vale lembrar também que é importante ter um firewall rodando em seu computador. O Windows já trás esta ferramenta, porém há opções mais robustas disponíveis na internet, um exemplo é o Comodo Firewall.

Se o assunto é hardware, nada melhor do que monitorar o desempenho de tudo o que tem dentro de sua máquina. Para isso, duas excelentes opções são o Everest e o PC Wizard.

Mesmo tomando todas estas medidas, você não está imune ao pior. Portanto, o melhor é fazer um backup de tudo o que você tem de mais importante, de preferência em mais de um local.

Para um conhecimento mais amplo sobre o assunto, não deixe de visitar o Dicas de Informática, do amigo Fernando Melis. Lá é possível encontrar muito material relacionado à segurança. 

9 comentários:

Anselmo disse...

Show de bola!

Guilherme William disse...

Nossa, muito boa postagem mesmo, meus parabéns.
Eu uso o Security, e o CCleaner. Vou baixar agora, o Everest

kleber disse...

bom dia victor
Para evitar sustos e perdas de dados por culpa de um vírus é essencial que você faça uma cópia de segurança. Imagine que você perde um álbum com fotos de família ou o trabalho da escola!
Informação. É bom estar informado das últimas informações de vírus, as maneiras como infetam o computador e as formas de evitá-lo.

FERNANDO disse...

Oi, Victor.
Parabéns pela postagem. Você conseguiu o "quase impossível" - ou seja, conciliar abrangência e concisão (risos).
A propósito, obrigado pela remissão ao nosso despretensioso espaço.
Abraços e até a próxima, meu caro.

ALEXANDRE disse...

Eu gostei muito do seu blog o assunto e excelente. depois passa la no meu blog http://alexandrecfreitas.blogspot.com falow.

Antonoly disse...

Oi Victor, sou dono do blog I9 Dicas e criei um novo blog, o Meio Web e gostaria de saber se você aceita parceria de link de texto também com esse meu novo blog. Vou esperar sua resposta.
Um abraço!

Antonoly disse...

Victor, obrigado pelo link cara, por enquanto não tenho banner, mas quando fizer um eu te aviso. Quanto ao i9 Dicas, ele continuará, mas vou dar mais atenção a esse novo blog.
Um abraço amigo!

Guará Matos disse...

Que beleza, amigo!
Ainda mais que essa dupla Fernando e Victor, que não é sertaneja, sabe tudo!
Abraço.

Prof. Adinalzir disse...

Olá, Victor. Ando meio sumido, mas já estou na área.
Suas dicas são sempre muito importantes para todos nós. Procuro não me descuidar de nada e até sou meio paranóico em segurança. Sinto pena daqueles que navegam na internet com antivírus desatualidado, não usam e nem sabem o que é um firewall. Muita gente por aí, tem muito que aprender. Gostei do blog do Fernando Melis, também é muito bom.
Um grande abraço! :)

Postar um comentário

- Comentários anônimos não serão aceitos. Identifique-se com um nome válido!

- Também não é permitido deixar links no campo "Nome". Se você quer, por exemplo, divulgar o endereço do seu blog, use o campo "URL".

- Por fim, vale lembrar que os comentários aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do administrador deste blog.

Related Posts with Thumbnails